MONUMENTOS
MONUMENTOS

CASTRO DE S. LOURENÇO

Este povoado da Idade do Ferro, classificado como IIP (Imóvel de Interesse Público), situa-se no alto da Arriba Fóssil - uma cadeia rochosa de montes que se estende paralelamente à costa - junto ao local onde hoje se encontra a capela de S. Lourenço.

Objecto de várias campanhas de escavação, o castro mostra presentemente, na encosta virada ao mar, dois núcleos habitacionais, tendo cada um três construções individualizadas. Cada família ocuparia um núcleo e distribuiria as funções do quotidiano pela compartimentação espacial de que dispunha. O povoado, que se foi desenvolvendo em direcção às agras de cultivo, posicionava-se pela encosta em socalcos limitados por eficientes muros de contenção de terras.

A sua progressiva romanização torna-se evidente pela análise do espólio recolhido onde, a par do característico material que identifica a cultura castreja, salientam-se os numerosos fragmentos de cerâmica de importação, o tesouro republicano de 19 moedas em prata, o peso da balança romana e uma ara dedicada a Dea Sancta. O achado de um numisma da época de Constantino (séc. IV d.C.) coloca a funcionalidade do povoado numa data avançada do primeiro milénio.


 "Esposende um privilégio da natureza" é uma marca registada da Câmara Municipal de Esposende.
Conteúdos do site www.esposende.com.pt © 2005 Contacto Visual Lda - www.contactovisual.pt
Para informações sobre este site ou o seu conteúdo, contacte-nos: email: info@contactovisual.pt ou por telefone: 253 966 185